Buscamos avaliar e acompanhar idosos longevos, através de um atendimento domiciliar multiprofissional.
Serviços
Projeto: atualmente o grupo realiza avaliação domiciliar em idosos longevos no Centro de Extensão Universitário Vila Fátima (CEUVF) da PUCRS, como um projeto piloto. O instrumento de avaliação foi desenvolvido pelo grupo de forma a contemplar todas as áreas de atuação do projeto.
Projeto Futuro: realizar avaliação domiciliar em longevos de 90 anos ou mais na cidade de Porto Alegre. Para facilitar o alcance desses longevos em todas as regiões da cidade, será necessária uma van equipada. Além das avaliações realizadas atualmente, a equipe contará com equipamentos POCT (Point of Care), os quais tornam possível a realização de exames laboratoriais no domicílio.
Pesquisa Científica: alunos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica realizam pesquisas para melhor entender as peculiaridades da população longeva. Até o momento foram concluídas duas teses e cinco dissertações, e estão em andamento quatro teses e duas dissertações. O grupo procura participar constantemente de eventos científicos para divulgar esses resultados.
Participação em Eventos: 2ª Caminhada do Idoso, II Congresso Brasileiro de Nutrição e Envelhecimento (CBNE), XXXI Semana do Idoso de Porto Alegre, Evento “Aprendendo a lidar com a Doença de Parkinson” – promovido pela APARS, EnvelheSER – “I Rodas de Conversa”, 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, Evento “Prevenção de acidentes domésticos para idosos” – promovido pela Fundación MAPFRE.
Avaliações
Fisioterapia: identificar e prevenir alterações que possam comprometer as atividades do dia a dia dos idosos acompanhados. O objetivo é promover o envelhecimento ativo, com enfoque na funcionalidade.
Enfermagem: promover o cuidado através de visitas domiciliares com intuito de orientar o idoso e os familiares/cuidadores em relação à autonomia, autocuidado e necessidades individuais.
Psicologia: fortalecer a saúde mental, através da promoção, prevenção e instrução dos idosos longevos, realizando avaliação e, se necessário, encaminhamento para as Unidades Básicas de Saúde.
Nutrição: promover, prevenir, preservar e recuperar o estado nutricional dos longevos a partir da avaliação nutricional, e realizar orientações nutricionais, levando em consideração a situação socioeconômica e os hábitos alimentares dessa população.
Odontologia: avaliar o estado de saúde bucal e identificar a presença de alterações. Orientar higiene bucal e estimular o autocuidado.
Educação Física: conscientizar o idoso sobre a importância da atividade física dentro de suas limitações.
Fonoaudiologia: avaliar, tratar e prevenir alterações na linguagem (comunicação), voz, motricidade oral (mastigação, deglutição) e dificuldades auditivas.
Biomedicina: integração com os demais profissionais da saúde para promoção da saúde e prevenção de doenças no envelhecimento. Sendo o principal objetivo a execução de técnicas para diagnóstico de doenças, através de exames laboratoriais e de imagem.
Medicina: identificar a necessidade de intervenção seja do médico da atenção primária em saúde ou o profissional que tenha acompanhado o longevo nas questões relacionadas a possíveis doenças sem diagnóstico e/ou tratamento adequado, bem como possíveis problemas relacionados ao uso de medicamentos potencialmente inapropriados ou em dosagem inadequada.
Administração: administrar o atendimento domiciliar a idosos e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure, a cada idoso na sociedade, um padrão de vida adequado e a manutenção da saúde.